PROJETO UCA – AMAPÁ
PROJETO INTEGRADO DE TECNOLOGIA AO CURRICULO – PITEC
ROTEIRO DA PROPOSTA
Escola Municipal Aracy Nascimento
Cursista: Nazaré Leal da Costa
Professora: Aranay
Série: 1º ano
Projeto: Um novo olhar sobre o Meio Ambiente
Tema: Pequenas ações para o mundo de paz
Alunos Atendidos: Educação Infantil e Ensino Fundamental
Questão de Investigação:
O que fazer para despertar nos educandos e consequentemente na comunidade escolar, a reflexão para a ação, prática, mudança de postura, hábitos, valores básicos como amor e respeito, principalmente, que permitam viver numa relação construtiva consigo mesmo e com o seu meio, preocupando-se ainda com as questões culturais, buscando, sobretudo a transformação de atitudes que remetam à proteção e à valorização do meio ambiente?
Justificativa: Vemos através dos noticiários que o meio ambiente pede socorro. O crescimento desordenado das cidades, o lixo espalhado poluindo o ar; a água; solo; a extinção de animais e plantas são alguns impactos ambientais que preocupam não só as autoridades governamentais, mas todos os cidadãos. Cabe à escola provocar a discussão dessa temática com os alunos e a comunidade local, valorizando e buscando através do conhecimento científico e do estudo da realidade, melhores formas de se relacionar com a natureza, fomentando no aluno uma visão crítica de suas ações perante a complexidade do meio em que está inserido, para que o mesmo interfira nas mudanças que o envolve, buscando um olhar não apenas para os problemas, mas também para suas soluções.
Objetivo Geral: Estimular novos hábitos, atitudes e comportamentos que conduzam a um relacionamento mais harmônico entre nossa espécie, as outras espécies, o meio ambiente e o planeta como um todo, por meio de ações práticas para que ocorram mudanças de comportamento.
Objetivos Específicos:
- Implantar um jardim e uma horta escolar na Escola de Ensino Fundamental Municipal “Carlos Gomes” para embelezamento do ambiente, produção de verduras e hortaliças orgânicas, plantas medicinais, flores e árvores ornamentais;
- Adotar posturas na escola, em casa e em sua comunidade que os levem a interações construtivas, justas e ambientalmente sustentáveis;
- Zelar pelos direitos próprios e alheios a um ambiente cuidado, limpo e saudável na escola, em casa e na comunidade;
- Observar e analisar fatos e situações ambientais e reais, a seu ponto de vista, de modo crítico, reconhecendo a necessidade e avaliando as possibilidades de atuar de modo reativo e propositivo para garantir um meio saudável, e melhor qualidade de vida;
- Conhecer e compreender, de modo integrado e sistemático, noções básicas relacionadas ao meio ambiente e à saúde;
- Compreender que a condição de saúde é produzida nas relações com o meio físico, econômico e sociocultural, fatores de risco à saúde pessoal e coletiva presentes no meio em que vivem;
- Conscientizar os alunos, que através de medidas simples podemos eliminar o mosquito da dengue.
Na escola dos meus sonhos os alunos aprendem a… Trabalham em horta, marcenaria e oficinas de escultura, desenho, pintura e música no coro e tocam na orquestra.
Uma semana ao ano integram-se, na cidade, ao trabalho de lixeiros, enfermeiras, carteiros, guardas de trânsito, policiais, repórteres, feirantes e cozinheiros profissionais. Assim aprendem como a cidade se articula por baixo, mergulhando em suas conexões subterrâneas que, à superfície, nos asseguram limpeza urbana, socorro de saúde, segurança, informação e alimentação… ( FREI BETO).
Metodologia
Visando envolver grande parcela da comunidade escolar, pretendem-se promover encontros com a Pastoral da Saúde, técnicos da EPAGRI e das secretarias da Saúde e da Agricultura de nosso município para, periodicamente, visitarem a escola a fim de orientar na delimitação do espaçamento recomendável para as culturas; efetuarem palestras sobre a importância das ervas medicinais; realizar análise de solo, se necessário; orientar na construção do sistema de irrigação, o manuseio dos adubos orgânicos; instrumentos a serem utilizados no contato com a terra, limites e espaço dos canteiros, bem como a diversidade de hortaliças e demais plantas a serem cultivadas de acordo com a época de cultivo aconselhável de cada espécie.
- Diversos tipos de texto
- Jogos
- Trabalho individual e em grupo
- Pesquisa de campo
- Dramatizações
- Vídeos
- Internet
- CD Rom
- Observações
- Gincana
- Feira
- Palestras
- Rádio local
- Mural
- Cartazes
- Varal literário
- Concurso
Recursos Humanos
- Comunidade escolar e local
Recursos Materiais
- Televisão
- Computador
- Revista
- Jornais
- Aparelho de som
- CDs
- Folha sulfite
- cartolinas
- sucata
- mapas
- fotos
- livros
- telas de artistas
- mudas de árvores
Cronograma
- março a dezembro
Avaliação
A avaliação será feita de forma processual, sistemática e contínua, contemplando especificidades e habilidades prévias, identificando, registrando e relatando os resultados alcançados, tomando decisões quanto aos necessários ajustes, revisões e reorientações relacionadas à técnica e à prática pedagógica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário